23ª Fenova está oficialmente aberta

Solenidade de abertura contou com a presença de várias autoridades; Governador Romeu Zema também prestigiou a Feira

Autoridades compõem o dispositivo

Autoridades compõem o dispositivo – Foto: Christyam de Lima

A 23ª edição da Feira de Calçados de Nova Serrana foi oficialmente aberta na manhã desta terça-feira (26). A solenidade contou com a presença de várias autoridades, dirigentes, representantes de entidades de classe, empresários, expositores, lojistas e convidados que prestigiaram o evento. À tarde, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema esteve no Centro de Convenções para conhecer a maior feira de calçados do estado.

Durante seu pronunciamento, o presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda enfatizou o cenário econômico e o clima de otimismo dos empresários. “Acreditamos que este ano será de grandes negociações para o setor calçadista. O polo de Nova Serrana possui grande potencial de produção e vendas”, afirmou.

Lacerda ressaltou a geração de empregos em Nova Serrana que lidera o saldo de contratações nos primeiros meses do ano. “Empregabilidade também é nosso forte. Segundo informações do Caged, Nova Serrana apresentou o saldo de contratações em janeiro e fevereiro desse ano com 2348 vagas, representando 11% do saldo total de contratações do estado de Minas Gerais”.

O presidente do Sindicato evidenciou também as importantes parcerias na conquista de várias ações para o desenvolvimento econômico da cidade. “Atuante, o Sindinova é, em conjunto com as entidades parceiras (FIEMG, SEBRAE, SENAI, Prefeitura Municipal), um grande influenciador para esta conjuntura, que não mede esforços para o crescimento de nosso polo calçadista e o fortalecimento de nossas indústrias”.

Pronunciamentos

O Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa, na ocasião, representando o Presidente do Sistema FIEMG, Flávio Roscoe lembrou o momento de grandes desafios que atravessa o país e principalmente Minas Gerais e destacou a relevância do Polo de Nova Serrana na construção de um novo cenário econômico para o estado. “O mapa da indústria de Minas e da economia terá que ser refeito e Nova Serrana nos mostra que isso é possível. 70% das indústrias daqui são de pequeno porte e produzem 110 milhões de pares de sapatos por ano. A cada 2 anos Nova Serrana calça o Brasil inteiro. É possível construir novo mapa de desenvolvimento econômico através da indústria e esse Polo Calçadista tem mostrado isso ao Brasil há anos”, enfatizou.

O gerente Regional Centro-Oeste e Sudoeste do SEBRAE, Leonardo Mól, falou sobre a importância do Sistema S e a necessidade de sua defesa com o poder público. “Aqui o Sistema S faz a diferença, por isso a importância desta defesa. Nós temos aqui há mais de 10 anos o investimento em feiras e eventos e ações de capacitação. São mais de R$ 5 milhões do SEBRAE nos últimos 10 anos investidos aqui em Nova Serrana. Aqui nesta feira temos várias empresas beneficiadas. Precisamos continuar com este processo de defesa junto ao nosso presidente”.

O prefeito de Nova Serrana, Euzébio Lago, falou sobre o Polo Calçadista e a geração de emprego na cidade. “Nova Serrana é uma marca para o Brasil e para o mundo: competitividade, criatividade, preço e qualidade. Esta cidade é fora da curva em tudo que se pode imaginar. Aqui, a indústria gera emprego e o governo municipal gera qualidade de vida. Estamos fazendo nossa parte”, finalizou.

Questionado sobre o apoio ao Sindinova, o senador Carlos Vianna afirmou estar à disposição para defender os interesses da entidade.

“Meu gabinete está à disposição. Eu sou um dos membros da comissão de assuntos econômicos, ainda que como suplente, estou à disposição para que a gente possa defender os interesses do Sindicato e fazer com que Nova Serrana continue crescendo na geração de riqueza”, afirmou.

A cerimônia de abertura contou com a presença do senador Carlos Vianna, dos deputados federais Eros Biondini e Domingos Sávio, do deputado estadual Fábio Avelar e autoridades locais e regionais.

Visita do governador

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, chegou à Fenova, por volta de 17h30, acompanhado do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe. Zema foi recepcionado pelo presidente do Sindinova, autoridades locais e empresários que o conduziram pelos corredores e estandes da Feira.

No estande do Sindinova, o governador recebeu um calçado e deu entrevista coletiva. Na oportunidade, falou das dificuldades financeiras pelas quais passam o Estado e foi cobrado da dívida com os municípios referentes a repasses atrasados. Depois, Zema seguiu para uma reunião no Sindicato com membros do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo, além de empresários e representantes de classe.

Confira mais fotos no Facebook do Sindinova.

Assessora de Comunicação