3º Encontro Empresarial promove conhecimento em Nova Serrana

3encontro SINDINOVA.jpg
Frank Sinatra Santos, Moacir Silva, Luciano Soares Bento, Vítor Gontijo, Luiz Barcelos e Vítor Gontijo Júnior

Evento reuniu público de 300 pessoas, que pôde interagir com os convidados e reciclar suas idéias

Capacitação, troca de conhecimentos e reciclagem de idéias foi o que motivou a realização do 3º Encontro Empresarial promovido nesta quinta-feira (07/08) pelo Sindinova (Sindicato Intermunicipal da Indústria do Calçado de Nova Serrana) e pelo Instituto Euvaldo Lodi/Fiemg, na Credinova.
O Encontro, que recebeu cerca de 300 pessoas, abordou o tema Mercado X Produto em um painel de discussão entre os convidados (importantes agentes da cadeia produtiva, como industriais, lojistas e fornecedores), que puderam interagir com o público. O objetivo foi mostrar aos empresários de Nova Serrana discussões atualizadas sobre como compram os grandes lojistas e como se destacam os empresários de sucesso.
O painel foi intermediado pela jornalista Inácia Soares e contou com a participação de Frank Sinatra Santos (Frank Calçados), Luiz Barcelos (Luiza Barcelos), Luciano Soares Bento (Max Termoplásticos), Moacir Silva (Crômic Calçados), Vítor Gontijo e Vítor Gontijo Júnior (Katuxa Calçados).

Para o Presidente do Sindinova, Ramon Alves Amaral, ações como o Encontro Empresarial são importantes para trazer novas idéias a Nova Serrana. “A interação entre os nossos fabricantes, os compradores e os fornecedores é essencial para o nosso crescimento. Todos saem ganhando com a aproximação entre estes agentes”, concluiu. Amaral ainda falou que “os casos de sucesso dos empresários convidados também são estímulo para os fabricantes que pretendem se destacar no setor calçadista”.

Já o fornecedor Luciano Soares reforçou a idéia da parceria entre fabricantes de calçados e de componentes. “Nossa empresa preza a parceria com os empresários, sendo eles grandes ou pequenos. Este trabalho conjunto incentiva o desenvolvimento de produtos inovadores por parte do calçadista”. Ele também ressaltou “que o diferencial nos dias de hoje deve estar no atendimento, pois a qualidade do produto se tornou obrigação para quem quer sobreviver no mercado”.

Concorrência e vendas para o exterior

A platéia, composta em sua maioria por empresários, teve a oportunidade de ouvir dos lojistas o que eles esperam dos produtos de Nova Serrana. Segundo Frank Sinatra Santos, que possui seis lojas na região metropolitana de Belo Horizonte, “o produto da cidade é referência para lojistas do País inteiro, pois sua qualidade evoluiu muito nos últimos anos”. Ele também abordou a questão das compras na China e a concorrência com os produtos brasileiros. “A China é um forte concorrente, mas não deve ser temido. Encontramos aqui produtos de muita qualidade e preço competitivo, principalmente em Nova Serrana, que é um dos meus principais focos de compra. Além disso, a quantidade mínima exigida pelos chineses em uma negociação inibe os lojistas, o que inviabiliza muitos negócios, pois o risco acaba sendo muito grande” finalizou.

Entre os convidados também estava Luiz Barcelos, representando a marca Luiza Barcelos (BH), que produz linha de sapatos femininos para os públicos A e B. Ele falou sobre o cenário de vendas para o exterior. “Mesmo com todas as dificuldades de hoje, eu consigo exportar 12% da minha produção, pois trabalho com produtos de qualidade e maior valor agregado. Este é o nosso diferencial em relação aos chineses. Enquanto eles vendem quantidade, nós vendemos logística e qualidade”, revelou.

Assessoria de Comunicação Institucional
Jornalista responsável: Juliana Lorenzato