Aplicativo de celular auxilia empresas a contratar funcionários com maior segurança

Com uma interface clara e objetiva, o Sinesp Cidadão auxilia na busca por carros roubados e pessoas procuradas pela polícia

Um dos requisitos essenciais a qualquer empresa é saber selecionar, com segurança, mão de obra para trabalhar em suas fábricas. Tão importante quanto contratar um excelente profissional, que preencha corretamente os requisitos da vaga, o empregador deve ficar atento também ao seu histórico e buscar informações que garantam que aquele candidato não possui mandados de prisão contra ele.

A medida é fundamental para evitar transtornos futuros. Com o elevado número de desempregados no país, Nova Serrana recebe pessoas de vários lugares em busca de oportunidades de emprego.  Entretanto, muitos destes pretendentes vêm para a cidade com o intuito de fugir de punições praticadas em outros locais ou para aqui cometer outros crimes.

O Sindinova orienta que as empresas contratantes busquem informações dos candidatos antes de qualquer contratação efetiva. Um método prático para obter estas informações é acessar o aplicativo gratuito Sinesp Cidadão, disponível para Android e IOS.

Além de verificar se um veículo foi roubado ou clonado, também localiza pessoas procuradas pela polícia. O app, que é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, fornece ao usuário o acesso a dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Mandado de Prisão

A plataforma permite encontrar pessoas procuradas pela polícia. Com a função Mandado de Prisão, o usuário tem acesso a um cadastro nacional com mais de 352 mil mandados de prisão que ainda não foram cumpridos.

Usar o recurso é muito fácil, basta digitar o nome da pessoa, ou da mãe dela. Há, ainda, a possibilidade de pesquisar pelo número de algum documento que identifique o suspeito, como CPF, RG ou título de eleitor.

Se o usuário buscar por um nome que tenha vários resultados iguais, o app exibe uma lista para que os dados sejam conferidos. Contudo, não há fotos dos procurados disponíveis para consulta.