Empretec destaca potencial de empresários de Nova Serrana

Empretec_01_site
Participantes escutam atentamente orientações do facilitador Ricardo Nicoliello

Despertar seu perfil empreendedor. É com esse objetivo que 25 pessoas participaram do Empretec, um seminário que utiliza uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os dias 29 de maio e 03 de junho, o Sebrae-MG, em parceria com o Sindinova – Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana, realizou mais uma edição do Empretec em Nova Serrana.

Durante seis dias, três facilitadores coordenaram as atividades que visaram orientar os participantes com dicas de melhoria do desempenho empresarial, mais segurança nas decisões, planejamento e redução do risco de fracassos. Um dos facilitadores, Ricardo Nicoliello destaca que o seminário é vivencial, que não existe uma teoria. “É um marco na maioria da vida das pessoas que conhecem a metodologia, pois passam por uma mudança que é a prática consciente do comportamento empreendedor”, frisa Nicoliello.

Quanto à turma do Empretec 2012, formada em sua maioria por empresários calçadistas de Nova Serrana, o facilitador e empresário Nicoliello destacou como ponto forte o comprometimento e o perfil empreendedor dos participantes. “Foi um grupo muito atuante, com visão aberta para o mercado e que, com certeza, vão gerar ótimos resultados empresariais para a região”, diz.

O empresário Eduardo Andrade afirma ter saído muito satisfeito. “Os facilitadores conseguiram me mostrar que o planejamento estratégico da minha empresa está totalmente desencontrado das técnicas de empreendedorismo. Entendi que é preciso quebrar paradigmas e ai sim, estabelecer as metas corretas”, explica.

Quando questionado se pretende utilizar as técnicas aprendidas no treinamento, afirma sem hesitar: “Já estou aplicando. Quando cheguei na empresa hoje a primeira coisa que fiz foi uma reunião com os funcionários do administrativo, precisamos mudar muita coisa, mas tem que ser aos poucos”.

Para a gerente administrativa do Sindinova, Adriana Souza, desenvolver e estimular o empreendedorismo contribui tanto para as empresas quanto para o polo calçadista. “O seminário sempre dá resultados incríveis não só para quem já é empresário, mas também para aqueles que querem começar seu próprio negócio. Os aspectos empreendedores colaboram para fortalecer o crescimento da economia na nossa região”, ressalta.

Jornalista responsável: Patrícia Campos
37-3228.8500