Fórum de Design antecipa Verão 2008

12 Forum de design - 2007 031.jpg

O 12º Fórum de Design e Tecnologia de Materiais para Calçados e Acessórios chega a Nova Serrana no dia 27 de março com novidades. Além da apresentação de design e tecnologia em apenas uma noite (com início às 19h30min, no Sindinova – Rua Antônio Martins, 175), haverá o Workshop de Criação na manhã seguinte, dirigido a profissionais da área de desenvolvimento de produto.

No evento, serão apresentados ao público materiais e cores que antecipam o Verão 2008. São criações da indústria de componentes para couro, calçados e artefatos dirigidas à cadeia calçadista, mas relacionadas com todo o universo da moda. “É fundamental esta relação, porque o acessório hoje, mais do que complementa, define o look”, destaca o estilista Walter Rodrigues, que coordena a pesquisa de moda do Fórum. “A linguagem da roupa e do acessório tem o mesmo fundamento e, apesar da técnica da construção de cada um ser completamente diferente, existe uma sinergia muito grande entre eles.”

Em Nova Serrana, o Fórum – promovido pela Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) – conta com apoio especial do Sindinova.

QUATRO TEMAS – A pesquisa de moda aponta para quatro temas, relacionados a quatro estilistas brasileiros: Nostalgia/Ronaldo Fraga, Experimentação/Lino Villaventura, Construção/Maria Bonita por Danielle Jensen e Realidade/Oskar Metsavah. O tema geral é Nostalgia da Modernidade, influenciado pelos anos 50, período em que a era da industrialização e dos movimentos culturais provocou reações em diversos níveis, como a Bossa Nova e a arquitetura de Oscar Niemeyer em Brasília. “Temos muitos elementos em nosso DNA, e o mundo percebe hoje esse jeito brasileiro, ao mesmo tempo em que percebe nossa busca de identidade nos produtos. Por isso, olhamos agora para quatro designers nacionais, que se equilibram e representam o conjunto de idéias que identificamos na pesquisa”, revela Walter Rodrigues.

CORES, MATERIAIS E TEMAS – Nos roadshows, que ocorrem em todo o Brasil, o público poderá conferir gratuitamente a exposição de materiais das 115 empresas, desenvolvidos dentro de um dos temas de inspiração. Também há destaque para Tecnologia, item que complementa a pesquisa, destacando novos materiais.

OPORTUNIDADE PARA O SETOR – O Fórum de Design e Tecnologia tem por objetivo estimular o design no setor de componentes e aproximar as empresas de seus potenciais mercados, através da inovação nos materiais. Anna Patrícia Teixeira Barbosa, Coordenadora da Cadeia do Couro e do Calçado no SEBRAE Nacional, ressalta o amadurecimento proporcionado às empresas. “O empresário assimila conhecimento e passa a perceber a importância do design para sua marca e seu produto.” Para o Vice-presidente de Moda e Design da Assintecal, Milton Killing, o projeto é cada vez mais um espaço de experimentação, em que a indústria pode inovar e ouvir a avaliação do mercado sobre suas inovações. “A repercussão até mesmo internacional que as empresas têm obtido reforça a importância do trabalho para todo o setor coureiro-calçadista”, enfatiza.

APOIOS E PATROCÍNIOS – O Fórum de Design e Tecnologia tem patrocínio da Recouro (master), Inferteq, Indac, Rhodia e Endutex Brasil. O apoio é da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), Fenac, Transduarte, CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) e AICSUL (Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul). Em cada pólo, conta também com apoiadores locais. Mais informações e locais do evento em cada cidade podem ser obtidas no Portal Assintecal by Brasil: www.assintecal.org.br. A abertura nacional foi em São Paulo, no dia 27 de fevereiro. Ao todo, 19 cidades recebem a apresentação. Mais informações: www.assintecal.org.br.

Assessoria de Comunicação Institucional
Jornalista responsável: Juliana Lorenzato