Nova sede da Delegacia Regional da Polícia Civil deve ficar pronta até setembro de 2022

Projeto foi idealizado nas reuniões do Comitê de Segurança; Prefeitura dará início às obras em junho deste ano

Reunião Comitê de Segurança (1)

O Comitê de Intervenção Estratégica de Nova Serrana promoveu, na manhã do dia 4 de março, uma reunião para apresentar a planta da nova sede da Delegacia Regional da Polícia Civil. O imóvel tem previsão para inaugurar até setembro do próximo ano. O custo total da obra está previsto em R$ 3.804.398,17.

O presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda, abriu o encontro falando sobre o projeto que já estava sendo discutido desde 2019, no Comitê de Segurança.

“Nós sempre tivemos apoio das forças de segurança do município, do deputado Fábio Avelar e do Prefeito Euzébio Lago nos assuntos que tratamos aqui. Sabemos que nossa cidade carece de infraestrutura e já faz dois anos que estamos tratamos deste assunto para que a delegacia civil tenha também uma boa estrutura física, própria e adequada em nossa cidade”, ressaltou Lacerda.

O juiz de Direito, Dr. Paulo Neves, justificou a necessidade da edificação da nova sede para a delegacia regional.

“Hoje o espaço da delegacia não é dos melhores e esperamos que este projeto saia do papel muito em breve para poder dar à população de Nova Serrana um atendimento mais digno e, até mesmo, dar para os nossos policiais civis e delegados melhores condições de trabalho”, enfatizou Neves.

Início das obras

Segundo informações do secretário Municipal de Obras, Hedy Wilson de Oliveira, conforme o cronograma e levando em conta o prazo para realizar desbloqueios burocráticos, a licitação deve ocorrer em meados de maio e o início da obra em junho.

“Vamos fazer um planejamento para não estender mais do que 15 meses de construção. Em até 12 a 15 meses estaremos inaugurando esta obra, em setembro ou mais tardar outubro”, garantiu Oliveira.

Emenda Parlamentar e Convênio

O Deputado Estadual Fábio Avelar explicou que a verba de R$ 1.400.000,00 prometida, no ano passado, para ajudar na construção da nova sede da delegacia encontra-se no caixa da Polícia Civil.

“Na última reunião, fui questionado a respeito do recurso do estado para com a delegacia de Nova Serrana. Como houve este impasse, eu fui no Governo do Estado e, realmente, foi concretizado que este recurso que, era via Prefeitura, acabou que foi para a Polícia Civil”, esclareceu o deputado.

Disse ainda que será acordado um convênio entre o estado e a Prefeitura de Nova Serrana para utilizar este dinheiro na edificação do órgão.

“Nas nossas negociações, o Prefeito trouxe a responsabilidade para ele de fazer esta condução, ele inaugurar a obra da nova sede da delegacia da Polícia Civil. Então, ficou acertado de pegar este recurso (de 1.4 milhão) e fazer um convênio com o município para que este execute a obra. Acredito que este convênio seja assinado em breve”, informou Avelar.

Durante a reunião, o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Joaquim Francisco Neto e Silva, se comprometeu a repassar o valor depositado na instituição para os cofres públicos.

“A nossa perspectiva é muito positiva e, especialmente, considerando esta disposição do município da execução, a colocação dos recursos por parte dos vereadores, que é fundamental para que a obra seja concretizável. O meu registro aqui é de transmitir, da parte do governo do estado, o nosso compromisso de somar forças para que a obra seja efetivada. O nosso esforço junto com o município, sem sombra de dúvidas, será bem exitoso”, assegurou Silva.

Além da quantia de R$ 1.400.000,00 destinada pelo deputado Fábio Avelar, a Prefeitura aplicará mais R$ 1.400.000,00 e a Câmara Municipal firmou compromisso público de viabilizar uma emenda impositiva no valor de R$ 1010.000,00. O montante totalizado é de R$ 3.810.000,00.

Quadro de pessoal

Na oportunidade, o presidente do Sindinova e o deputado solicitaram ao chefe da Polícia Civil a estabilidade do quadro de pessoal da instituição, uma vez que é frequente a alta rotatividade de delegados e escrivães na cidade.

Estiveram presentes  várias autoridades, dentre elas, o  Juiz de Direito Dr. Paulo Neves, o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr. Joaquim Francisco Neto e Silva, o chefe do 7º Departamento de Polícia Civil, Dr. Flávio Tadeu Destro, a delegada Regional de Polícia Civil, Dra. Angelita Viviane Soares, o deputado Estadual Fábio Avelar; o prefeito Municipal Euzébio Lago (precisou se ausentar por motivo de saúde),  o presidente do Sindinova Ronaldo Lacerda, o presidente do Sicoob Credinova Pedro Gomes, o secretário Municipal de Obras, Hedy Wilson de Oliveira, o secretário Municipal de Governo, Marco Aurélio Lacerda,  o presidente do CONSEP, Ricardo Vidal, os empresários Wellington José Lacerda e Elton Batista de Oliveira.

Assessora de Comunicação