Palestra aborda dicas para alcançar melhores resultados

Comportamento dos líderes foi o ponto central

Palestra - 5 dicas

A segunda palestra gratuita para lideranças foi realizada, ontem, no Sindinova. Cerca de 70 pessoas ligadas ao setor calçadista participaram do evento. A temática escolhida trouxe como mote orientações básicas comportamentais para o sucesso na gestão de equipe.

Com 5 dicas essenciais para o bom líder, a coach Jomara Corgozinho elencou os principais motivos que causam mal estar nos ambientes de trabalho e a consequente alternância de funcionários. A primeira dica se refere ao autoritarismo. “Na grande maioria das vezes, a pessoa sai (da empresa) por causa do líder dela, porque tem uma gestão do medo e isso gera muito conflito, gera muita frustração e muita rotatividade”, explica Jomara.

Outra característica a se evitar, de acordo com a coach, é o distanciamento. A frieza, a falta de empatia são fatores que corroboram para a baixa produtividade na empresa. “Eu falei da diferença entre ser profissional e ser frio a ponto de não perceber as necessidades emocionais das pessoas que ele lidera”, enfatizou.

Na sequência, Jomara destaca que o líder deve ter controle comportamental para saber lidar com as mais diversas situações. “Hoje, as pessoas são mais demitidas pela falta de equilíbrio emocional, falta da inteligência emocional do que pela competência técnica. Às vezes, a pessoa é ótima profissional (em algum ramo de atividade), mas não sabe ser líder e não tem a capacidade de convivência, não tem a inteligência emocional”, pontuou.

O quarto aspecto abordado tratou do cumprimento de promessas. Conforme explicitado por Jomara, o líder só deve prometer coisas que ele sabe que vai cumprir. A atitude tem por objetivo não gerar uma falsa expectativa e, por conseguinte, desmotivação para os funcionários.

O último tópico apresentado foi o feedback (retorno). “As pessoas esperam que você dê retorno, então dê o retorno, converse, mantenha uma comunicação próxima com seu funcionário, porque você depende dele”, finalizou Jomara.

Escolha do líder

Ainda de acordo com Corgozinho, a escolha do líder, pelo empresário e também pelo setor de Recursos Humanos, pode determinar a satisfação ou o descontentamento dentro do grupo de trabalho.

“Uma das maiores causas de rotatividade hoje nas empresas é falta de preparo dos líderes. É preciso a sensibilidade do empresário e também do RH na escolha do líder para fazer a seleção. Os líderes devem ter a capacidade de serem líderes parceiros para que a equipe também seja parceira dele”, enfatizou.

A palestrante apresentou também alguns dados relativos aos líderes, obtidos no site administradores.com.br. Confira:

• 76% dos líderes das empresas têm dificuldade na gestão de pessoas;
  • 88% dificuldade na gestão de conflitos;
  • 72% não conhecem seus subordinados.

Ao todo, 75 kg de alimentos foram recolhidos e doados à Comunidade Terapêutica Cruz e Glória.

Assessoria de Comunicação | Sindinova
(37) 3228-8502 | comunicacao@sindinova.com.br