PM escolta 200 mil litros de combustíveis para Nova Serrana | SINDINOVA - Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana

PM escolta 200 mil litros de combustíveis para Nova Serrana

Ministério Público instituiu Gabinete de Crise; Regras foram definidas para abastecimento nos postos da cidade

Por Marcelo Lopes

Com a paralisação dos caminhoneiros, que já está no décimo dia, em muitas cidades não foi possível obter o abastecimento de diversos itens, dentre eles, os combustíveis. Com o intuito de buscar soluções para resolver os problemas do desabastecimento em Nova Serrana, foi instituído nesta terça-feira (29) o Gabinete de Crise na cidade. A iniciativa é composta por promotores de justiça, forças de segurança (Polícias Militar, Civil e Presídio) e Executivo Municipal.

Na primeira reunião, foram debatidos diversas questões com o objetivo de deixar Nova Serrana com o abastecimento mínimo em relação aos produtos essenciais, como serviços municipais, de segurança e também da população em geral.

“Uma das primeiras reuniões que a gente fez foi com os donos de postos de combustíveis, com exceção de dois, sendo um que não esteve presente na reunião e outro, que não manifestou interesse. Tivemos várias ações para garantir o abastecimento. Nova Serrana é uma cidade que consome, em média, 50 mil litros de combustível por dia e estamos conseguindo abastecer a cidade, hoje com 200 mil litros, com a escolta da Polícia Militar”, disse o promotor de justiça, Alderico de Carvalho Júnior.

De acordo com o promotor, foram assumidos compromissos com os proprietários, devido a disponibilidade dos produtos que estão sendo encaminhados com a escolta policial.

“Firmamos uma contrapartida para que o preço fosse mantido em um valor antes da crise ou, no máximo, mantido o mesmo reajuste que eles tiveram quando foram buscar no distribuidor”, explicou.

Comboio

Segundo Alderico, o comboio de caminhões já está em deslocamento para a cidade. A previsão é para que os combustíveis cheguem até o fim da tarde desta quarta (30), nos postos que firmaram o acordo e também em outros dois municípios.

“São dez caminhões que estão indo para Nova Serrana e além dessa cidade, irão também para Perdigão (abastecimento de Prefeitura e postos) e Pitangui (somente Prefeitura). A ideia nossa, com o Gabinete de Crise, é evitar a aglomeração nos postos. Logicamente irá ter uma inicial, mas somando todos os postos para buscar a maior quantidade de combustível possível e de uma vez só, vamos pulverizar isto em todos os estabelecimentos que participaram da reunião. Então quase uma totalidade de postos estará funcionando a partir desta quarta a noite e iremos conseguir o abastecimento sem grandes tumultos”, declarou Alderico.

Abastecimento

Segundo o acordo, será limitado o abastecimento de e R$100 por carro e R$ 30 por moto. A utilização de galões e outros vasilhames está proibida e foi determinada a ordenação de forças de segurança para a manutenção da ordem pública. O atendimento é prioritário em alguns estabelecimentos para servidores da área de segurança e saúde, conforme relação repassada pelas chefias, desde que este estejam em serviço.
.
O Gabinete de Crise na cidade continuará em funcionamento até que o abastecimento do município, em relação a combustíveis e outros insumos de primeira necessidade, retorne aos patamares de normalidade.

Fonte: Portal Centro-Oeste

Confira o ofício do Ministério Público sobre o abastecimento de combustíveis em Nova Serrana.

Nota Imprensa - Combusti¦üvel Nova Serrana (1)-1_Easy-Resize.com