Projeto de Competitividade faz segunda apresentação no pólo

Cerca de 140 pessoas estiveram na sede do Sindinova

Nova Serrana recebeu na última quinta-feira (29/05) a segunda apresentação da empresa espanhola Competitiveness, responsável pela implantação da Iniciativa de Reforço da Competitividade no APL mineiro. Cerca de 140 pessoas, entre empresários e representantes das entidades parceiras do município estiveram presentes na sede do Sindinova e acompanharam os consultores Rafael Tello, Carlos Tarrasón e Elisabet Juan falarem sobre as tendências do mercado mundial no setor calçadista e a visão de futuro para o pólo.
A ação, realizada pelo Sebrae com o apoio da Fiemg e do Sindinova (Sindicato Intermunicipal da Indústria do Calçado de Nova Serrana), teve início no mês de janeiro e possui o objetivo de internacionalizar os negócios e incrementar a competitividade das empresas da cadeia produtiva de calçados de Nova Serrana.

foto 034 SINDINOVA.jpg
Carlos Tarrasón, consultor da empresa Competitiveness

A equipe da Competitiveness falou sobre o trabalho realizado na segunda fase do projeto, que envolveu pesquisas no pólo calçadista de Elche, na Espanha, e visitas aos principais lojistas brasileiros. “Fomos até os clientes para saber as suas necessidades e o que eles esperam dos produtos da região. Além disso, conhecemos a realidade de um pólo europeu que está situado em um mercado muito parecido com o de Nova Serrana”, explicou Tarrasón. Ele também lembrou sobre os próximos passos da iniciativa. “Na terceira fase o papel do empresário continuará sendo importantíssimo. Iniciaremos grupos de trabalho para definirmos as linhas de ações”, concluiu.

De acordo com o presidente do Sindinova, Ramon Alves Amaral, a apresentação mostrou como as empresas devem se posicionar para continuarem crescendo e ganhando espaço no mercado. “A visão de futuro apresentada pelos consultores foi bastante clara. A empresa que quiser ampliar o crescimento e manter os bons resultados, deve acompanhar as tendências do mercado, que está cada vez mais competitivo”, comentou. Amaral ainda frisou a importância da participação do empresário no projeto. “Este trabalho do Sebrae com a Competitiveness nos dará ótimos resultados, porém, a participação do empresário é essencial”, lembrou.

Já Matheus Carvalho, diretor de operações do Sebrae-MG, acredita que o projeto trará uma visão diferenciada para o empresariado. “Trouxemos uma empresa com experiência em APLs em todo o mundo, que ajudará o empresário a trabalhar e pensar na sustentabilidade do próprio negócio”, ressaltou.

A terceira apresentação acontecerá no dia 24 de julho, quando serão expostas as ações que nortearão o futuro do pólo. A implantação destas ações deverá ocorrer em um prazo de um ano e meio, sendo que dentro deste período acontecerão reuniões trimestrais para monitorar o desenvolvimento da atividade.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site www.competitividadens.com.

Assessoria de Comunicação Institucional
Jornalista responsável: Juliana Lorenzato