Sindinova – Modelo de Associativismo e Progresso

Criado em 17 de julho de 1991, o Sindicato Intermunicipal da Indústria do Calçado de Nova Serrana – Sindinova – tem se empenhado em promover o desenvolvimento do associativismo, convencido de que esta é a melhor e mais dinâmica alavanca capaz de impulsionar ações comuns em busca do desenvolvimento econômico e social. Entidade moderna e contemporânea, o Sindinova está em sintonia com o Sebrae/MG e o Sistema Fiemg, através do Instituto Euvaldo Lodi, para promover condições de suporte técnico à indústria local, visando colocar o polo como modelo de Arranjo Produtivo. Seu presidente, Pedro Gomes da Silva, empresário competente e grande conhecedor da indústria calçadista, assumiu a presidência do Sindicado no ano de 2013, estreitando laços com o poder público, ampliando os horizontes de atuação do polo e defendendo os interesses do setor calçadista da região.

Sempre próximo das necessidades de seus associados, o Sindinova participa e estimula o desenvolvimento de projetos voltados para o aumento da competitividade das indústrias e para melhorias de gestão, além de ser parceiro das atividades da Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai -, considerada a melhor e mais produtiva unidade educacional voltada para o setor industrial, formando força de trabalho de alta qualificação profissional.

Com as exigências crescentes do mercado consumidor, o Sindicato trabalha ativamente para desenvolver ações comerciais em busca de novos mercados. Assim, foi criada a Nova Serrana Feira e Moda, maior feira de calçados do Estado de Minas Gerais e que, desde a sua 12ª edição, passou a se chamar Fenova. A Feira de Calçados de Nova Serrana reúne industriais e lojistas, em uma estreita relação de negócios onde todos ganham. O foco no mercado também gerou a necessidade de organizar missões internacionais e participar das maiores feiras do setor, onde o produto mineiro é visto e comercializado por lojistas e importadores.

As campanhas sociais também estão entre as prioridades do Sindinova. Dessa forma, o apoio constante a instituições carentes e a arrecadação de recursos para entidades assistenciais, está sob os cuidados do Grupo de Desenvolvimento Social.

Mas a visão dos empresários de Nova Serrana vai além. Preocupadas com as questões ambientais, as indústrias têm mostrado, diariamente, a seus clientes e parceiros, a importância de se preservar o meio ambiente, utilizando produtos ecológicos na manufatura de sua produção. A união da grande produção de calçados com a proteção ambiental, passando pela assistência social e a preocupação com o bem-estar de mais de 20 mil trabalhadores faz de Nova Serrana um modelo nacional de crescimento econômico e industrial.