Rodada de negócios internacional gera oportunidades para o polo

Buscar novas oportunidades de negócios internacionais. É com essa finalidade que cerca de 40 empresas do polo calçadista de Nova Serrana participarão de uma rodada de negócios em Belo Horizonte, paralela ao Projeto Comprador. Oito grandes empresas âncoras do setor calçadista de países como Peru, Angola, Colombia, Kuwait e Trinidad & Tobago, já estão confirmadas.

O evento acontecerá no Expominas, em Belo Horizonte, nos dias 08 e 09 de agosto. Realizado em parceria do Sindinova – Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana, Sebrae-MG e Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, faz parte do Brazilian Footwear, um programa de exportação do calçado brasileiro.

De acordo com o diretor de relações sociais do Sindinova, Fábio Lacerda, o evento serve para promover o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do polo. “A rodada de negócios acontece por meio de reuniões pré-agendadas com duração de 20 minutos cada, entre industriários e lojistas importadores, em um ambiente totalmente propício para a geração de negócios” explica.

Participarão da rodada indústrias de calçados femininos, masculinos, infantis e esportivos, ressaltando toda diversidade de produção do polo. Rodrigo de Lacerda, da empresa Umber, que produz tênis casual e calçado esportivo, se diz entusiasmado com a possibilidade de negócios com o mercado externo. “Esse será nosso primeiro contato com compradores internacionais, acreditamos que nossos produtos atendam a demanda. Temos uma marca fortalecida e com tradição no Brasil, agora esperamos encontrar novas oportunidades”, destaca, Lacerda.

Segundo o analista técnico do Sebrae-MG, Leonardo Mol, a rodada de negócios será a maior realizada na América Latina, com mais de cem empresas âncoras confirmadas, que têm interesse em conhecer novos fornecedores de cerca de 500 segmentos, entre eles calçados. “É uma grande oportunidade para as empresas de Nova Serrana, pois as âncoras selecionadas realmente buscam fornecedores que desenvolvam produtos com o perfil do polo calçadista. Além disso, todos os fabricantes serão inclusos no Catálogo de Oportunidades, um guia de consultas que será distribuído a todas as empresas participantes do evento”, afirma.

Serviço:
Rodada de Negócios da RMBH