Selo APL

Selo Calçado 01

Novo selo do APL

O Sindinova – Sindicato das Indústrias de Calçados de Nova Serrana possui um novo selo para o APL – Arranjo Produtivo Local. O novo símbolo foi repensado a partir da reconstrução da imagem do polo, visto a mudança de valores e atitudes por parte das empresas locais. A produção de calçados na cidade está diversificada, indo além do tênis. Sendo assim, o símbolo atual une o sapato feminino e o masculino na mesma identidade com o slogan “O polo que calça o país”, que reflete a abrangência dos produtos apresentados ao mercado.

O trabalho foi realizado com o apoio financeiro e técnico do Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos locais BID, com a FIEMG, Governo de Minas e SEBRAE. A criação faz parte do Plano de Comunicação para o setor calçadista, projeto realizado em 14 de junho de 2013 a 20 de outubro de 2014.

Para se chegar à nova identidade do APL, o processo passou por quatro fases. A primeira foi uma entrevista com os diretores do Sindicato. Em seguida, foi a vez de ouvir empresários associados e não associados sobre o setor, valores, imagem perante cliente e compradores. A partir daí, foram realizadas algumas projeções e pesquisa com a comunidade local e consumidores finais.

Outra iniciativa foi aproximar o Sindinova, junto a escolas e universidades. Um concurso foi realizado, pra que os estudantes sugerissem o slogan.

Soul Nova Serrana

A palavra Soul vem do inglês e significa alma. O termo consegue traduzir a sensação de pertencimento e orgulho observado nas pesquisas entre a população nova serranense. Como a pronúncia da palavra é “sou”, houve o reforço de pertencimento a cidade que ancora o polo calçadista mineiro.