Sindinova completa três décadas em prol do Polo Calçadista de Nova Serrana

Sindinova 30 anos

Em 17 de julho de 1991, foi fundado pelo Sr. Edson Batista de Assis (1º presidente), o então Sindicato da Indústria do Calçado de Nova Serrana. Naquela época, havia o enorme anseio de manter e fortalecer o único meio de sobrevivência econômica da cidade: a fabricação de calçados.

A fonte de sustento de inúmeras famílias, estabelecida neste solo, fez brotar o desejo, a disposição e a força para ambicionar novos e desafiadores projetos em busca da consolidação como Polo Calçadista.

Antes disso, em 1974, quem fomentava o crescimento econômico do município era a Associação Comercial e Industrial de Nova Serrana, a ACINS. Por meio dela, era representado não só o setor industrial, mas também o comercial. Com o avanço na cadeia de produção de calçados e inúmeras fábricas se estabelecendo, houve a necessidade da criação de um Sindicato específico para a categoria.

Embora o Sindicato da Indústria do Calçado tenha sido fundado em 1991, somente em 21 de junho de 1996 é que a sede foi inaugurada.  Visionário, o fundador tinha muitos projetos com a instalação do Centro de Desenvolvimento Empresarial (CDE) junto à entidade. Os esforços dos empresários em defesa das indústrias culminaram em muitas conquistas ao longo dos anos. Em 2004, então, o nome passou a ser Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana, mais conhecido como Sindinova.

A evolução na produção de calçados juntamente com a expansão e instalação das indústrias em municípios vizinhos fez com que a representatividade do Sindicato se tornasse maior e mais abrangente. A entidade passou a fomentar não somente a indústria de Nova Serrana, mas de um polo formado por 12 cidades: Araújos, Bom Despacho, Conceição do Pará, Divinópolis, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça do Pitangui, Pará de Minas, Perdigão, Pitangui e São Gonçalo do Pará.

Presidentes

Devido a um problema de saúde, o Sr. Edson teve que se afastar da direção do Sindicato onde esteve na presidência no período de 1991 a 1997. Em seu lugar, assume o seu vice, Sr. Jarbas Pinto Martins, que terminou o mandato nos anos de 1998 a 2000.

Logo em seguida, o jovem Junior César Silva foi eleito presidente da entidade durante duas gestões seguidas (2001 a 2003 e 2004 a 2006). Na direção do Sindicato, o promissor empresário idealizou grandes projetos como, por exemplo, a criação da 1ª Feira de Máquinas e Componentes para Calçados (FEBRAC).

No comando da entidade, o Sr. Ramon Alves Amaral, foi presidente de 2007 a 2009 e de 2010 a 2012. Destaque de sua administração, um dos projetos iniciados em 2007 foi a Nova Serrana Feira e Moda (NSFM). Com o intuito de promover e divulgar os produtos do polo, a primeira edição da NSFM foi realizada em Nova Serrana. De 2007 a 2012, o Sindinova realizou 11 edições da NSFM. Já em 2012, deu mais um passo importante ao renomear o evento para Feira de Calçados de Nova Serrana. Desta forma o Sindinova apresentou a Fenova.

De 2013 a 2018, o Sr. Pedro Gomes da Silva tomou a frente não somente do Sindicato, mas se tornou personalidade forte e atuante do Polo Calçadista. Com perfil arrojado mobilizou a classe a empresarial e fomentou o desenvolvimento do Polo. Buscou incentivos e fortaleceu ainda mais as parcerias. Em 2016, foi inaugurado Centro de Promoção de Negócios (CPN). O espaço é designado para realizar rodadas de negócios entre os associados do Sindinova e compradores nacionais e internacionais. Um ano após a inauguração, o CPN foi destacado como uma “boa prática” e exemplo no 3º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria de Couro e Calçados, dias 27 e 28 de julho, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Desde 2019, Ronaldo Andrade Lacerda é quem administra o Sindinova. Com um projeto ambicioso para expandir os negócios internacionais das fábricas do Polo, em meados 2019, foi criado o Núcleo de Exportação (Exportamais).  A função do setor é apoiar os associados por meio de orientações e suporte em todo o processo de exportação. Já no início de 2020, foi realizado o 1º Salão de Tendências, no qual os expositores de componentes para calçados puderam trazer as inovações em matérias-primas para os fabricantes. Além disso, as palestras puderam fornecer aos industriais informações relevantes sobre moda.

Durante o mandato de todos os presidentes, foram realizadas diversas ações que engrandeceram e consolidaram a imagem e o reconhecimento do Sindinova como um dos sindicatos mais atuantes do país

Assessora de Comunicação