Sindinova faz entrega oficial de 15 respiradores doados pela FIEMG

Sindinova realiza entrega de respiradores

Aparelhos foram destinados ao Hospital São José e à UPA; número de paciente graves de Covid-19 aumentam significativamente

O Sindinova realizou, na tarde de ontem, a entrega oficial dos 15 respiradores doados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) à Nova Serrana por indicação do Sindicato. Destes, 10 já estão no Hospital São José e cinco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os profissionais de saúde passarão por treinamento para utilização dos aparelhos.

A ação é uma parceria da FIEMG com a empresa TACOM que desenvolveu o sistema em 45 dias, em larga escala e a baixo custo.  Após três meses de exaustivos testes, a ANVISA aprovou o mecanismo. Em todo estado, 1.600 equipamentos estão sendo distribuídos a hospitais e municípios.

Na região centro-oeste, 12 cidades foram agraciadas com 141 aparelhos. Para o presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda, os equipamentos vêm num momento propício para a atual situação de contaminados na cidade e serão de grande proveito para assistência aos pacientes.

“Temos que agradecer especialmente à FIEMG, que viabilizou e financiou estes equipamentos juntamente com grandes indústrias mineiras. Solicitamos 15 respiradores para Nova Serrana e fomos atendidos”, disse Lacerda.

“O nosso sentimento é de gratidão, principalmente, porque neste mês de setembro, o número de casos aumentou e os respiradores chegaram num momento certo. Vão proporcionar um melhor atendimento para nossos pacientes e maior segurança no tratamento”, frisou o diretor Administrativo do hospital São José, Lucas Rafael Diniz.

Aumento de Casos

No boletim divulgado pela Prefeitura, Nova Serrana possui hoje 748 casos confirmados, além de 13 óbitos e mais sete sob investigação. Segundo Diniz, atualmente a unidade hospitalar está com a situação mais agravante, sendo sete pacientes intubados e 10 na enfermaria devido à Covid-19.

Lacerda reforçou a necessidade de todos se conscientizarem e se protegerem da doença. “Ficamos alegres por receber os respiradores, mas ao mesmo tempo estamos muito preocupados. Os casos de internação e, principalmente, os casos graves de Covid-19, têm aumentado muito. Infelizmente, temos visto pessoas perdendo a vida por conta desta doença, temos que fazer de tudo para ter todos os recursos e tratar as pessoas”, ressaltou.

Conscientização

Diante do aumento expressivo de casos e do relaxamento aos cuidados, Lacerda salientou que todos devem fiscalizar, e caso algum local não esteja cumprindo as normas de segurança e proteção, devem ligar para a Vigilância Sanitária, no telefone 3226-9014.

“É necessário que as pessoas continuem se cuidando, evitem aglomerações, principalmente, nas ruas, indústrias e comércios. Estamos num momento de procurar todas as ajudas possíveis para tratar todas as pessoas acometidas pela doença, mas precisamos também que todos nós trabalhemos na prevenção do Coronavírus”, finalizou.

Estavam presentes também no encontro o presidente do Credinova e vice-presidente do Sindinova, Pedro Gomes, o diretor financeiro do Sindinova, Junior César Silva, o presidente da CDL de Nova Serrana, Rinaldo Correa, a secretária de Saúde, Gláucia Sbampato, o médico Dr. Renato Machado e o diretor Administrativo do hospital São José, Lucas Rafael Diniz.

Assessora de Comunicação