Sindinova oferece consultoria para desenvolvimento de produtos

Escolhida 2

O Sindinova em parceria com a FIEMG e o SENAI contrataram, recentemente, duas designers para desenvolver coleções de calçados para os associados ao Sindicato. Inicialmente, serão atendidas 20 empresas, prioritariamente, aquelas que participarão da 25ª Fenova.

Segundo o presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda, à princípio, as profissionais irão visitar as indústrias, fazer o diagnóstico, levantar dados e conhecer o trabalho realizado na fábrica para captar a identidade da organização e, assim, criar produtos que atendam ao perfil industrial.

“Elas irão trabalhar a criação de coleções e o desenvolvimento de produtos nas empresas. Trabalhar a parte de produto, materiais, cores, construções, ajudar a empresa a interpretar a tendência de consumo, a de comportamento de consumidor, a tendência de materiais e de moda e junto com a empresa criar estes produtos”, explicou Lacerda.

Ainda de acordo com Ronaldo, o propósito é que as fábricas melhorem suas criações de produtos, tenham mais informações e com o suporte, desenvolver novas coleções.

“Nós temos que preparar as fábricas para apresentar bons e adequados produtos para os clientes. Além disso, nós também vamos fazer um trabalho de pesquisa para apresentar aos associados”, garantiu Lacerda.

Sobre as designers

A designer Monica Machado Baptista, de Belo Horizonte, tem 40 anos de profissão e é uma das contratadas para atuar na prestação de serviços junto aos associados. A profissional tem uma larga experiência em empresas de pequeno e grande porte do setor calçadista de várias regiões do país. Também já foi proprietária de fábrica de calçados por 21 anos e, por 14 anos, foi dona de uma loja de sapatos.

A estilista, que já se aprofundou nos estudos de pesquisas com grandes redes de lojas, disse que vir para Nova Serrana é um estímulo para sua carreira e espera criar produtos inovadores e de moda.

“Eu achei um desafio esta história de inovação de Nova Serrana. Desde quando eu tinha minha fábrica, em BH, eu escutei falar sobre Nova Serrana e nos últimos anos a cidade tem despertado muito o interesse do mercado. Nova Serrana também é capaz de criar algo diferenciado, de fazer produto de moda”, destacou Baptista.

A outra estilista que também atuará no setor é a Caroline Sarmento. Natural de Campinas, interior de São Paulo, Caroline já tem experiência em algumas fábricas do Polo Calçadista de Nova Serrana e, inclusive, integrou o projeto Moda Agora do SEBRAE. Conforme enfatizou Caroline, seu objetivo é poder contribuir com criatividade e abrir o olhar do empreendedor para novas possibilidades de produtos.

“Em um primeiro momento, eu penso em conseguir atender diversos nichos e ter mais abrangência de criação. E também o fato de trazer novidade vai me possibilitar despertar a parte criativa e mostrar tendências de moda originais”, disse Sarmento.

Interessados participantes da 25ª Fenova podem em contato com Edimar Gois, no telefone 3228-8500, e solicitar o termo de adesão.

Resumo Profissional de Monica Baptista:

Quarenta anos de experiência em empresas de pequeno e grande porte do setor calçadista no Brasil. Experiência em estilo, desenvolvimento e comercial de Calçados e Bolsas. Graduada em Desenho Industrial pela FUMA em Belo Horizonte. Trabalhou em empresas como Monica Torres (marca própria), Arezzo, Ferrucci, Democrata, Studio Baptista e Gruller.

Resumo Profissional de Caroline Sarmento:

Atuando no mercado calçadista há dois anos, Caroline possui conhecimento na área de pesquisa de tendências, produção, consultoria e ilustração. Também já desenvolveu coleções para exposição em feiras. Em Nova Serrana, prestou serviços para a Sandili e uma nova marca desenvolvida pela Box 200. Além disso, lançou, em 2018, a sua própria marca, a Era Shoes.

Assessora de Comunicação