SISCAD tem novo prazo para prestação de informações

O Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos (SISCAD), conjunto de informações como captação de água e lançamento de efluentes líquidos nos cursos e corpos d’água, excepcionalmente, para o exercício de 2020, através da Portaria nº 38/2020, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), tem o prazo para lançamento das medições alterado, o qual passa ser de 01/01/2020 a 31/10/2020.

igam

O SISCAD tem como objetivo ampliar e atualizar o conhecimento sobre a demanda pelo uso da água, visando à implementação dos instrumentos de gestão das águas no Estado. De acordo com o Analista de Meio Ambiente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Túlio de Sá, é importante que as empresas mantenham seu cadastro atualizado, uma vez que esses dados auxiliam no processo de implementação dos instrumentos de gestão das águas, especialmente a Outorga, o Enquadramento de Corpos d’água, os Planos Diretores de Bacia Hidrográfica e a Cobrança pelo Uso da Água.

Ainda segundo o Analista, a decisão do IGAM de prorrogar o prazo será benéfica para as empresas que terão mais tempo para colocar em dia as informações sobre os seus negócios.

“Nos últimos meses, o sistema passou por instabilidades e muitas empresas não conseguiram acessar e cadastrar o SISCAD, portanto, o prazo estendido deu um fôlego para que todos os empreendimentos possam conseguir atualizar seus dados”, finalizou.

No site do IGAM tem orientações sobre o cadastro. Clique Aqui para acessar o passo a passo.

Gracielle Castro

Analista de Comunicação – FIEMG Centro-Oeste