O comportamento e poder do consumidor foram temas das palestras
Foi realizado no Espaço Sindinova, em parceria com o Sebrae -MG, a 7ª edição do Painel de Moda Rápida. Cerca de 300 profissionais do polo e alunos da unidade do Senai de Nova Serrana participaram do evento.
O 7º Painel recebeu a presença do consultor de Moda e Design, Marnei Carminatti e do economista do Data Popular, Márcio Falcão, que apresentou a palestra “O poder do consumidor das classes C e D”.
Para o presidente do Sindinova, Pedro Gomes da Silva, os temas abordados merecem ser discutidos dentro das organizações. “O mercado está cada vez mais competitivo e o empresário precisa conhecer seus consumidores e estabelecer um diálogo. Cada vez mais teremos que pensar em atendimento customizado, por isso a importância de conhecer bem o comportamento de nossos clientes. E a palestra foi uma grande oportunidade para isso”, afirma.
Durante a palestra, Carminatti destacou o comportamento do consumidor, principalmente da chamada geração Y e dos nativos digitais. “A geração Y são os jovens que nasceram entre o fim da década de 70 até os anos 90. Já os nativos digitais vieram a partir do ano 2000. O empresário precisa estabelecer uma relação com esses consumidores. Hoje eles são grandes influenciadores na moda; é preciso observá-los. Eles serão nossos clientes por décadas”, revela.
Já Márcio Falcão apresentou dados sobre a nova classe média. “Eles representam mais de 50% da população brasileira e tem um poder de consumo em 1 trilhão de reais. Se a sua empresa quer ser lider do mercado precisa ficar atento ao que essa classe deseja”, pontua. De acordo com dados apresentados durante o 7º Painel, compõem a nova classe média principalmente mulheres, negros e jovens.
Dicas para práticas de sucesso:
- Bom relacionamento
- Capilaridade
- Clareza, transparência, dinamismo
- Identificação e parceria
- Prestação de serviço
- Preço justo.








