O 1º dia do Encontro de Mercado, promovido pelo Sindinova – Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Minas Gerais, em parceria com a Couromoda, realizado na noite de ontem (11), no Espaço Sindinova, apresentou os dados obtidos com a Pesquisa do Varejo Brasileiro de Calçados e Bolsas, realizada pela Couromoda e pela Ablac – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados.
O palestrante, Airton Manoel Dias, Diretor do Fórum Couromoda, entidade que tem o maior e melhor cadastro de lojas do Brasil, explicou os dados levantados e fez um paralelo com a realidade do Polo de Nova Serrana. O diretor afirma que as informações da pesquisa têm profunda similaridade com o mercado, já que envolveu 3.300 pontos de venda, de 200 cidades de todas as unidades da federação.
Um dos temas abordados na apresentação que chamou mais atenção dos empresários foi o “Calce e Tamanho de Calçado”. A pesquisa demonstra que 78% das lojas femininas que responderam o questionário afirmaram que encontram problemas com numeração errada. Industriais presentes, que tiveram a oportunidade de interagir com o palestrante, defenderam que tal problema se dá muito em virtude da entrada de produtos chineses no mercado brasileiro.
A parte principal da pesquisa, segundo Dias, foi “Coleções: O que o varejo precisa para atender suas vendas”. Neste momento, vários empresários se manifestaram e a palestra foi conduzida de forma dinâmica e interativa.
Hoje (12), acontecerá o segundo dia do Encontro de Mercado, com o tema “O mark-up do varejo e as novas bases de cálculo na formação dos preços das lojas”. Os interessados podem procurar o Sindinova para retirarem seus convites. A entrada e gratuita.







