Central de atendimento

Primeira edição do Sebrae Exporta movimenta R$ 6 milhões em Nova Serrana
10 de junho de 2024

A primeira edição do programa Sebrae Exporta, realizada em Nova Serrana, gerou R$ 6 milhões em negociações no setor calçadista entre os dias 3 e 6 de junho. A expectativa é que, nos próximos 12 meses, outros R$ 22 milhões em contratos sejam firmados.

O evento reuniu 45 empresários locais e dez compradores internacionais do Chile, Colômbia, Peru e Panamá no Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova).

Segundo Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, o sucesso da Rodada de Negócios fortalece a competitividade do polo calçadista de Nova Serrana no mercado internacional. O evento superou as expectativas do programa Sebrae Exporta, ressaltando a importância de manter um bom atendimento para fidelizar os compradores estrangeiros.

A chilena Viviana Brontis destacou a qualidade e variedade dos calçados produzidos em Nova Serrana, mencionando que está em negociação avançada com uma fábrica local. Já o presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda, enfatizou a confiança estabelecida entre compradores e fabricantes, apontando que as compras iniciais mostram o potencial do mercado e que o volume tende a crescer gradativamente.

Rodrigo Martins, empresário do setor de calçados femininos de couro legítimo, relatou que a Rodada de Negócios gerou boas perspectivas de negócios a médio e longo prazo, especialmente com compradores da Colômbia, Chile e Peru. Ele prevê faturar US$ 50 mil nos próximos seis meses e até US$ 300 mil em um ano, ressaltando a importância do apoio do Sebrae Exporta para viabilizar essas negociações.

Sebrae Exporta

O Sebrae Exporta é uma iniciativa que visa inserir pequenos negócios mineiros no mercado internacional. Nova Serrana, um dos principais polos calçadistas do Brasil, foi a primeira região a ser beneficiada pelo programa. A metodologia do Sebrae Exporta envolve três etapas: análise do perfil dos negócios e produtos para exportação, preparação das empresas e mapeamento de potenciais compradores internacionais, culminando na Rodada de Negócios, onde empresas e compradores se encontram para negociar.

O Polo Calçadista de Nova Serrana

Com cerca de 800 empresas, das quais mais de 90% são pequenos negócios, Nova Serrana é um dos principais polos calçadistas do país. Em 2023, a cidade liderou a geração de empregos no setor calçadista no Brasil e foi considerada o terceiro melhor município para se fazer negócios na indústria, segundo a Revista Exame.

Fonte: Thiago (Stark) Carvalho Unidade de Marketing e Comunicação| Stark Tecnologia e Facilities Ltda (37) 98829-3910 (WhatsApp) [email protected]

Conteúdo escrito por:
Comunicação Sindinova